sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tribos urbanas

O mundo está em constante mudança. Nunca como agora a dispersão intelectual e cultural foi tanta e isso nos conduziu á procura dos nossos próprios valores, da nossa verdade. Este olhar para o nosso «eu» veio alterar por completo a sociedade e levou ao aparecimento de grupos independentes, as tribos urbanas.
Todas elas buscam o seu próprio universo e felicidade. No fundo uma vida que valha a pena.
Em comum têm códigos, costumes, comportamentos, roupas, desejos e pensamentos.

Tribo 1
SARAHS

Pertençem á geração de jovens com espirito de liderança e são conhecidos como «sarahs» sigla em inglês(single rich and happy) solteiro(a) rico(a) e feliz. São pessoas com menos de 35 anos bem sucedidas, que viajm bastante jantam em bons restaurantes, compram roupa de marca e divertem-se a grande com os amigos; e apenas se valer muito a pena, mesmo muito, é que se envolvem com alguem de forma mais sèria. Uma tribo cada vez mais numerosa que não sofre com estereótipos e garantem-nos que a ideia de que a felicidade depende de um companheiro(a) é um engano.

Pessoas estas que:
A realização profissional está em 1º lugar
Prefere ser solteiro(a) para usufruir de maior liberdade de movimentos
Que são exigentes e selectivos na escolha
Têm elevada auto-estima
Revelam pouco interesse em ter filhos
São hiperactivos, nada monótonos e com a neceassidade absoluta de uma rede de amigos
Apresentam grande independênçia económica


Tribo 2
METROPOLITANAS

As metropolitanas são jovens, solteiros, urbanos, e tratam da moda como cultura.
Estão sempre em busca de novidades e tendênçias, têm desejo pelo luxo e tratam as lojas como verdadeiros templos de consumo. Mas acima de qualquer tendênçia de moda procuram o individualismo.Todos se vestidos de maneira unica, a usarem sapatos e carteiras que custam mais que muitos salarios confortaveis, mas iguais na ambição de terem o estilo próprio.
Daqueles que se passo ou me levanto numa esplanada ficam a conferir pelo canto do olho o meu estilo motard.

Pessoas essas que:
A moda tambem é cultura e deve ser tratada como tal
Viver sozinhas em grandes apartamentos por vezes é uma regra
Têm elevado poder de compra, ou fazem de tudo ou quase tudo para o ter
Viajam muito ou pelo menos gostariam de o fazer
usam os cães como acessorios de moda
Têm como factor principal o individualismo
Estão sempre á procura da ultima novidade
Apreciam uma vida social activa
Cultivam um egoismo saudavel

Tribo 3
SCUPPIES

scuppie é a sigla«socially conscious upwardly mobile person»algo como uma pessoa«socialmente consciente e em ascensão social» Não abrem mão do conforto e das facilidades tecnologicas desde que o rotulo ecofriendly esteja presente.São jovens profissionais bem sucedidos e atentos as ultimas novidades do consumo, socialmente responsàvel. Os scuppies são considerados os mais influentes desta geração por se importarem com o meio ambiente e causas sociais e ao mesmo tempo darem importânçia à qualidade de vida,seguirem as tendênçias de moda, gostarem de viajar e preocuparem-se com o saldo bancário.Até como dizem os próprios ser ecofriendly não sgnifica ter que abdicar do prazer!

Pessoas essas que:
São profissionalmente ambiciosos
Apreciam a segurança e a saude
Têm consciênçia social
Dão glamour ao socialmente correcto
Acreditam que consumos excessivos estão fora de moda
Praticam Yoga
Estão comprometidas na "salvação do planeta" sem deixarem de aproveitar a vida

Tribo 4
GRUPS

Os grups(contracçao de grow up) são adultos que se recusama crescer.Homens ou mulheres com 30,40,50 anos, com as suas responsabilidades quotidianas de trabalho, familia,contas para pagare hobbies, mas com hábitos e visual de adolecentes.Os grups são o resultado de uma racionalização assumida mna procura de uma melhor vida.

Pessoas essas que:
Envelhecem sem ficarem antiquadas
Adoram as tecnologias
Estãoa a par das novidades de moda ou musica
Têm uma vida estável
São bem informadas
Vivem a vida tranquilamente e unem o trabalho coma diversão
usufruem a independênçia financeira
Aproveitam a juventude, sem regras e crises

Tribo 5
NEO-HIPPIES

Ideais e moda dos anos 60,70 estão de volta-mais light e menos radicais.Ser hippie significa ser informal, aventureiro, esteticamente livre, o que eles procuram é a qualidade de vida e encontrar-se a si mesmos atravès do que fazem realizar um mundo melhor.

Pessoas essas que:
São aventureiras
Têm uma casa eco
Preferem produtos orgânicos
Apreciam fazer coisas em comunidade
Gostam de terapias alternativas
Têm um closset hippie chic
Meditam
Praticam Yoga

Tribo 6
DOWNSHIFTERS

São pessoas que decidiram aceitar um rendimento mais baixo e um nivel mais reduzido de consumo,a fim de perseguirem outros objectivos de vida.Eles são motivados por um forte desejo de maior equilibrio, mais realização pessoal e de passarem mais tempo com a familia e amigos.
Mulheres e Homens para quem o tempo é mais importante do que o dinheiro, estão a deixar empregos exigentes onde o stress é factor predominante, apesar de serem bem remunerados, para se centrarem em pequenos prazeres da vida. Com o objectivo de abrandar o ritmo, mas manter um estilo de vida desafogado.Um estilo de vida mais simples, mas tambem mais compensador em que se pode ver os filhos crescer e ter tempo para dedicar-se aquilo que lhes dá prazer.

Pessoas essas que:
Quanto mais dinheiro gastar, menos tempo tem de estar a trabalhar para o ganhar, mais tempo tem para fazer o que gosta
O importante nao é ter coisas, mas fazer coisas
Cortam as despezas desnecessárias
Têm tempo familiar e individual
Têm liberdade
São mais felizes
Não têm medo da mudança
Têm um estilo de vida mais compensador

Sem comentários:

Enviar um comentário